Desde a década de 60 diversos campos de estudo (design, administração, engenharia e antropologia) começaram a entender melhor a forma de usar a abordagem de design para resolver problemas. Durante a década de 90 e 2000 os métodos relacionados ao “pensamento do design” foram expandidos para diversos campos e em 2005 e 2007 as primeiras escolas de “design thinking” foram criadas.
A receita do bolo
Antes de tudo:
Design Thinkingé um processo iterativo centrado no ser humano e suas etapas devem ser experienciadas e recombinadas de acordo com o seu desafio. Então, estude o passo a passo mas não fique preso a ele. Como toda boa abordagem para a inovação, o “Design Thinking” parte sempre da realidade de cada caso.
Aprenda as etapas e aplique-as ao seu momento.
ETAPA 01
TUDO COMEÇA COM UM DESAFIO
Quando percebemos melhor a inovação?
Quando ela traz algo que transforma ou melhora nossa vida, quando ela soluciona uma dor real. Por isso, parta sempre de um desafio real, um problema real
Para iniciar o processo, defina seu desafio de forma objetiva o suficiente para que ele indique um caminho, e ampla o suficiente para que surpresas possam surgir. Nunca esqueça: o desafio deve nortear suas pesquisas, não restringir sua visão.
Por fim, defina claramente o que vai fazer com que a sua entrega seja avaliada positivamente. Afinal, toda inovação que traz uma solução ajuda a fazer o mundo melhor para alguém, não é mesmo?
ETAPA 02
PESQUISE COM AS PESSOAS CERTASNessa fase, mergulhar no problema é fundamental. Para compreender tudo sobre ele, comece pelas pessoas a quem ele se relaciona.
Seja como uma mosca na parede: observe as pessoas e como lidam com o problema. Acompanhe suas jornadas. Entreviste tanta gente quanto puder. E lembre-se: toque o lado emocional. É quando falam do que sentem, de suas motivações internas, que as pessoas dizem o que realmente pensam.
Esta é uma fase que traz muitas (novas) dúvidas para a mesa. E isso é bom.
Reúna seu time, examine bem o porquê delas e compartilhe os pontos interessantes que cada um conseguiu descobrir.
Pensa que
acabou?
O DESIGN THINKINGnão é uma receita que você faz uma vez e pronto.
É uma forma de pensar e abordar problemas. Transforme essas etapas em um hábito, mantenha-se curioso, aberto às mudanças e as contribuições das pessoas. E veja a inovação surgir cada vez mais naturalmente.