Desde a década de 60 diversos campos de estudo (design, administração, engenharia e antropologia) começaram a entender melhor a forma de usar a abordagem de design para resolver problemas. Durante a década de 90 e 2000 os métodos relacionados ao “pensamento do design” foram expandidos para diversos campos e em 2005 e 2007 as primeiras escolas de “design thinking” foram criadas.

A receita do bolo

Antes de tudo:

Design Thinkingé um processo iterativo centrado no ser humano e suas etapas devem ser experienciadas e recombinadas de acordo com o seu desafio. Então, estude o passo a passo mas não fique preso a ele. Como toda boa abordagem para a inovação, o “Design Thinking” parte sempre da realidade de cada caso.

Aprenda as etapas e aplique-as ao seu momento.

ETAPA 01

TUDO COMEÇA COM UM DESAFIO

Quando percebemos melhor a inovação?

Quando ela traz algo que transforma ou melhora nossa vida, quando ela soluciona uma dor real. Por isso, parta sempre de um desafio real, um problema real

Para iniciar o processo, defina seu desafio de forma objetiva o suficiente para que ele indique um caminho, e ampla o suficiente para que surpresas possam surgir. Nunca esqueça: o desafio deve nortear suas pesquisas, não restringir sua visão.

Por fim, defina claramente o que vai fazer com que a sua entrega seja avaliada positivamente. Afinal, toda inovação que traz uma solução ajuda a fazer o mundo melhor para alguém, não é mesmo?

ETAPA 02

PESQUISE COM AS PESSOAS CERTASNessa fase, mergulhar no problema é fundamental. Para compreender tudo sobre ele, comece pelas pessoas a quem ele se relaciona.

Seja como uma mosca na parede: observe as pessoas e como lidam com o problema. Acompanhe suas jornadas. Entreviste tanta gente quanto puder. E lembre-se: toque o lado emocional. É quando falam do que sentem, de suas motivações internas, que as pessoas dizem o que realmente pensam.

Esta é uma fase que traz muitas (novas) dúvidas para a mesa. E isso é bom.

Reúna seu time, examine bem o porquê delas e compartilhe os pontos interessantes que cada um conseguiu descobrir.

ETAPA 03

A PARADA ESTRATÉGICAAtenção:

Nada de se apressar e pular essa etapa, ok?
Agora que você tem em mãos muitos, muitos dados, acenda a luz amarela e pense: seu desafio inicial realmente reflete o problema das pessoas, mercado ou situação que você está abordando?
Essa pausa para refletir, reformular o desafio e acertar seu ponto de vista é fundamental. Inspire-se em outros casos, pessoas e empresas que já enfrentaram desafios parecidos com o seu. Assim, você seguirá em frente com uma visão mais clara.

ETAPA 04

AGORA SIM, É HORA DE CRIARVocê já tem informação suficiente, seu desafio está muito bem definido e conectado com aspessoas?
Então chegou a hora de trabalhar nas ideias. Atenção: ideias, no plural. Aborde diferentes aspectos do seu desafio e você vai gerar muitas ideias para resolvê-lo. Ao mudar o contexto, você melhora e amplia seu universo de possibilidades. Uma dica: escreva, desenhe, faça protótipos, transforme as ideias em materiais tangíveis. Isso ajuda o time a entender melhor o problema e faz surgir novas ideias.

ETAPA 05

1, 2, 3, TESTANDO!Chegou a hora de ver
como sua ideia funciona.Navegue pelas frases abaixo.

01LEVE SEUS PROTÓTIPOS PARA O MUNDO E AVALIE QUAIS SÃO SEUS PONTOS FORTES E FRACOS.

02NÃO SE ESQUEÇA DE TESTAR COM PESSOAS QUE CONVIVEM COM O PROBLEMA QUE VOCÊ QUER RESOLVER. SÃO ELAS QUE REALMENTE PODEM CONTRIBUIR COM BOAS PERCEPÇÕES E INSIGHTS.

03POR FIM, NÃO TENHA MEDO DAS RESPOSTAS. MUITAS VEZES, ESSA ETAPA VAI MOSTRAR QUE SUA IDEIA AINDA PRECISA DE MUDANÇAS. PORTANTO, ABRACE A ITERAÇÃO ATÉ OBTER A MELHOR SOLUÇÃO.

Pensa que
acabou?

O DESIGN THINKINGnão é uma receita que você faz uma vez e pronto.

É uma forma de pensar e abordar problemas. Transforme essas etapas em um hábito, mantenha-se curioso, aberto às mudanças e as contribuições das pessoas. E veja a inovação surgir cada vez mais naturalmente.